ACABAMENTO DO COCKPIT, CONVÉS E CABINE

 

Todo o exterior do Setka está fibrado, emassado, lixado e pronto para a pintura.

Foi um trabalho árduo,  com poucas condições porque uma vez mais a falta de espaço e de ventilação, com toneladas de pó a acumularem-se por tudo quanto é sítio dificultaram enormemente as tarefas. 

O facto de ter desenvolvido uma alergia ao pó do epóxi (como era previsível) também dificultou bastante as coisas. 

Mas o ânimo e a capacidade de trabalho continuam em "altas" e como partilho da ideia "no pain...no gain" a construção segue num ritmo muito bom. De facto vou muito adiantado na construção em relação às minhas melhores previsões no início deste projecto e nem sequer tenho sentido dificuldades de maior.

 Este é realmente um projecto simples feito à escala das minhas capacidades e  dos poucos recursos que tenho disponíveis.

Estou portanto muito satisfeito com o resultado obtido até agora e já começo a ver o "fim à coisa" 💪😁

Realço uma vez mais (porque não consigo deixar de ficar surpreendido) a solidez e resistência deste pequeno veleiro... muito graças às opções técnicas tomadas pelo seu desenhador (Janusz Maderski). Tudo neste barco segue o conceito de "menos...é mais" com o qual eu muito me identifico e cada dia que passa fico mais contente por ter decidido construí-lo.

Algumas fotos

Painel de popa com os buracos para drenagem:


Tampas/válvulas (DIY) que permitem a saída da água mas impedem a sua entrada (só serão colocadas depois da pintura):


Roda da proa já com as furações para a chainplate frontal e para um forte U-Bolt:



Entrada da cabine quase acabada (só poderá ser finalizada depois da pintura).

Fiz "calhas de água" e "batentes" de dimensões muito precisas para garantir alguma estanquidade. Penso que será suficiente mesmo sem utilizar vedantes de borracha:




Cockpit com separador removível e tampas de vigia/manutenção:







Convés:




Seguidamente irei fazer os trabalhos de acabamento no interior para depois então poder iniciar a pintura do L.Casik (interior e exterior).

Os trabalhos no interior (incluindo a pintura) já estão feitos.
Ficou apenas por fazer a instalação eléctrica, a colocação de toda a aparelhagem eléctrica/electrónica , o estrado no chão da cabine e alguns pormenores.


Cabides


Mesa

Espaço de arrumação



Vários locais de arrumação






Mais arrumação ...gosto de organização dentro de um barco😉




Gavetas e alguns espaços de arrumação para loiça, comida, etc



Compartimento da bateria, com prateleira, porta objectos e porta copos


Entrada do "compartimento de carga"





EPS para compartimento estanque da proa




Tal como na caixa de popa esta também tem +- 1m³ de EPS
As duas serão suficientes para garantir a flutuabilidade em caso de alagamento/naufrágio.



Com a estanquidade deste pequeno compartimento de proa garantida, fico também com uma "Crash Box" que será importante em caso de colisão.





Pormenor do acesso à tampa de vigia sem retirar a caixa que está fixa.



O "compartimento de carga" ficou com prateleira (removível), porta cabos, cabide, várias caixas de arrumação, caixa de primeiros socorros, redes porta bagagens e ainda espaço para velas e alguma palamenta.


Lado de dentro da porta da cabine


Suporte para o tablet


Não vou ter chartplotter neste Setka.
Todo o projecto assenta na simplicidade...a navegação vai ser feita com um tablet (Navionics e outro programa para redundância)... também não vou ter estação de vento😉.




As 2 pequenas janelas na cabine foram feitas com policarbonato fumado de 6mm e com protecção UV.





Parte da fixação da base do mastro (6 parafusos de 8mm em aço inox 316). Existe um resistente prolongamento do mastro dentro da cabine feito em madeira de carvalho branco...não visível nesta foto.





Ferragens na proa e na alheta de bombordo todas em aço inox 316



Um dos 3 acessos à caixa estanque da popa (que tem +- 1 m³ de EPS no interior)


Divisória removível no cockpit


Base do mastro feita em aço inox 316



Respiro da cabine





O respiro da cabine permite a entrada de alguma luz natural






Entrada e a parte inferior da porta da cabine com um respiro.

A parte superior da porta é em policarbonato transparente para poder navegar visualizando o tablet no interior da cabine em condições meteorológicas/ de mar muito adversas...desgasta-se o cabedal do rapaz mas protege-se o equipamento 😂

Tem sido um trabalho muito intenso mas também muito gratificante porque começo a ver o fim à coisa.
Faz agora 1 ano desde o início da construção e o Setka está quase pronto.
Se não houver contratempos de maior tenciono ter o Liten Casik na água na próxima primavera ou início do verão.
Quando olho para o barco parece-me mentira que fui eu que o fiz sozinho com as minhas mãos e com ferramentas muito modestas .

Chego à conclusão que o meu amigo Nathan (construtor e dono do Setka 'Cagarro') tinha razão quando um dia me disse:
"Juntas um pau, a seguir outro e quando dás conta tens um barco construído"
.


























Comentários

  1. Hey Buddy! You have built a very beautiful and well thought through boat - well done + Parabens!!! In an incredible time . So glad you chose to build it yourself- the reward it gives us is knowing that anything is possible.

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  2. Thank you, my friend.
    It's an honor to receive praise from a master like you.
    I'm glad you liked it

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