ACABAMENTO DO COCKPIT, CONVÉS E CABINE
Todo o exterior do Setka está fibrado, emassado, lixado e pronto para a pintura.
Foi um trabalho árduo, com poucas condições porque uma vez mais a falta de espaço e de ventilação, com toneladas de pó a acumularem-se por tudo quanto é sítio dificultaram enormemente as tarefas.
O facto de ter desenvolvido uma alergia ao pó do epóxi (como era previsível) também dificultou bastante as coisas.
Mas o ânimo e a capacidade de trabalho continuam em "altas" e como partilho da ideia "no pain...no gain" a construção segue num ritmo muito bom. De facto vou muito adiantado na construção em relação às minhas melhores previsões no início deste projecto e nem sequer tenho sentido dificuldades de maior.
Este é realmente um projecto simples feito à escala das minhas capacidades e dos poucos recursos que tenho disponíveis.
Estou portanto muito satisfeito com o resultado obtido até agora e já começo a ver o "fim à coisa" 💪😁
Realço uma vez mais (porque não consigo deixar de ficar surpreendido) a solidez e resistência deste pequeno veleiro... muito graças às opções técnicas tomadas pelo seu desenhador (Janusz Maderski). Tudo neste barco segue o conceito de "menos...é mais" com o qual eu muito me identifico e cada dia que passa fico mais contente por ter decidido construí-lo.
Algumas fotos
Painel de popa com os buracos para drenagem:
Roda da proa já com as furações para a chainplate frontal e para um forte U-Bolt:
Entrada da cabine quase acabada (só poderá ser finalizada depois da pintura).
Fiz "calhas de água" e "batentes" de dimensões muito precisas para garantir alguma estanquidade. Penso que será suficiente mesmo sem utilizar vedantes de borracha:
Cockpit com separador removível e tampas de vigia/manutenção:
Convés:
Seguidamente irei fazer os trabalhos de acabamento no interior para depois então poder iniciar a pintura do L.Casik (interior e exterior).
EPS para compartimento estanque da proa
Com a estanquidade deste pequeno compartimento de proa garantida, fico também com uma "Crash Box" que será importante em caso de colisão.
Lado de dentro da porta da cabine |
Suporte para o tablet |
Parte da fixação da base do mastro (6 parafusos de 8mm em aço inox 316). Existe um resistente prolongamento do mastro dentro da cabine feito em madeira de carvalho branco...não visível nesta foto.
Divisória removível no cockpit |
Base do mastro feita em aço inox 316 Respiro da cabine |
O respiro da cabine permite a entrada de alguma luz natural


Hey Buddy! You have built a very beautiful and well thought through boat - well done + Parabens!!! In an incredible time . So glad you chose to build it yourself- the reward it gives us is knowing that anything is possible.
ResponderEliminarThank you, my friend.
ResponderEliminarIt's an honor to receive praise from a master like you.
I'm glad you liked it