
O interior do L.Casik vai ser muito simples...este é um projecto que se quer minimalista. O objectivo será o interior do barco ser práctico, simples e ter apenas aquilo que penso ser necessário para uma navegação segura e medianamente confortável...e só medianamente porque se quiser muito conforto fico em casa refastelado no sofá 😂!
O primeiro compartimento (da proa) vai ser uma caixa estanque cheia de EPS (esferovite). O segundo compartimento ficará amplo e será para arrumar velas, palamenta e o que for necessário.
O 'salão' terá uma cama/assento a estibordo, uma cama/assento (mais pequena) a bombordo, uma pequena mesa de apoio a bombordo, um pequeno lavatório entre camas e vários (muitos) espaços de arrumação.
O compartimento da popa, também será estanque e preenchido com EPS: o objectivo é tornar este pequeno veleiro insubmersivel em caso de alagamento.
E por fim...antes que perguntem (porque perguntam sempre😉)...sim é mesmo verdade este Setka vai ter WC... mas esse já está feito à muito tempo!



Nesta fase irei também fazer alguns reforços e incrementos importantes; prolongamento do mastro no interior da cabine, reforço para as chainplates, colocação de tampas estanques de vigia, etc, etc...
Os trabalhos seguem em bom ritmo.
O compartimento estanque da proa está acabado. Fiz uma porta estanque que servirá de acesso a este pequeno compartimento. Dessa forma será possível aceder a todas as ferragens da proa (para manutenção, substituição, etc).
A finalização da porta com os vedantes, parafusos, anilhas e porcas só será feita depois da pintura.
Também fiz uma abertura para uma tampa de vigia.
Foi colocado o prolongamento interior do mastro (madeira de carvalho branco).
Foram colocados os reforços interiores para as chainplates e na caixa da popa os reforços interiores para as escadas, suporte do motor, piloto de vento e estabilizadores.Foram também colocadas todas as peças de carvalho branco que farão a sustentação do conjunto quilha/bolbo.
Em todas as travessas, longarinas e demais peças do fundo da cabine foram feitos filetes com epóxi aditivado.
O objectivo nem foi um aumento da resistência estrutural (que não considero necessário) foi mais para impedir que caso haja água no interior da cabine (alagamento, condensação, etc) esta não se infiltre para micro espaços existentes entre peças e possa dessa forma vir a deteriorar a madeira.
Fiz ainda orifícios de drenagem nas anteparas e travessas do salão e do compartimento da proa para que, caso haja água no interior, esta possa correr por gravidade para o local onde irei instalar 2 bombas de fundo (uma manual e uma eléctrica/automática).
O compartimento da proa que irá servir de "arrumo" está acabado e será pintado depois de feito o planking da cabine.Suportes para fixação de caixas.


Prateleira removível e porta-cabos.
Comecei já a fazer um sistema de escoamento de alto débito porque sei o que me espera 
. Basicamente isto é como o
drogue...tem de se ter a bordo...tem de ser resistente e eficaz...e espera-se não ser preciso utilizar (obviamente mais cedo ou mais tarde sempre acaba por ser utilizado e nessa altura 'dá-se graças' por se ter feito em condições).
Cama de estibordo quase concluída (falta só fixar o tampo, encher os orifícios dos parafusos,lixar e pintar)
O espaço por baixo da cama vai ser de arrumações.
OFF TOPIC 1:
Hoje foi Natal cá em casa.
Recebi um espectacular jogo de 5 velas para o L. Casik 😍.
Estas velas têm algumas especificações interessantes...
À excepção do Gennaker que é em tecido de nylon, todas as velas são feitas em Dacron reforçado e 2 genoas são de garrunchos mas contam com um rizo. Uma genoa de garrunchos com um rizo é obviamente uma enorme mais valia e nas nossas águas (Portugal) é uma raridade/novidade...pelo menos eu nunca vi nenhuma por cá!...
As velas vieram directamente da Narwal Sails (Polónia) e tem um aspecto e acabamento fantástico...o preço é bastante contido😉.
Agradeço ao Andrzej Kiełsznia (Narwal Sails) todo o serviço e assessoria prestada.
Esta velaria polaca foi altamente profissional desde o primeiro contacto.
Em Portugal, para não variar, encontramos sempre mais do mesmo

...inicialmente pedi um orçamento a uma conhecida velaria nacional e nem resposta obtive. O dono desta velaria está sempre a chorar pelas dificuldades do mercado...tem sempre tempo e disponibilidade para fazer
posts de treta nas redes sociais, tem sempre uma postura de sobranceria nos assuntos da vela...mas depois, numa falta de profissionalismo incrível, nem sequer responde aos potenciais clientes

.
Adiante...
Passo a passo vou avançando em direção ao Atlântico 😁💪⛵⛵⛵



Feito o assento de bombordo.
No seguimento do assento fiz uma mesa de apoio com gavetas, vários espaços de arrumação e um pequeno lava-loiças (escoadouro).
Na parte central fiz um compartimento para alojar a(s) bateria(s) a parte de cima do compartimento funciona como prateleira e porta-copos.
O interior por agora está acabado.
Toda a parte de carpintaria está feita.
Posteriormente todos os buracos dos parafusos e todas as pequenas imperfeições serão tapadas com massa, todo o interior será lixado e pintado com 3 demãos de tinta.
A próxima tarefa será o planking da cabine e do cockpit com a respectiva fibragem...ou seja no final do próximo capitulo o L. Casik será oficialmente um barco😄
OFF TOPIC 2:
Acabadinho de chegar:
Mastro e retranca com todos os fittings e as chainplates
Mastro e retranca em alumínio.
Fittings, chainplates e base do mastro em aço inox 316 polido.
Material de qualidade com um acabamento top 
Também já tenho practicamente o cordame completo.
Também já tenho algumas peças (hardware) para o deck
O objectivo é aos poucos ir diminuindo a minha (longa) check-list...para não ficar tudo para a última hora.
Como já consegui transformar a garagem num estaleiro agora estou a transformar o apartamento num armazém
Comentários
Enviar um comentário