ACABAMENTOS VARIADOS (capítulo em desenvolvimento)

 



Neste capítulo irei incluir todas as tarefas que vão ser feitas até acabar esta construção. São muitos e variados (pequenos) trabalhos, algumas correcções e/ou melhoramentos e será mais fácil/ prático colocar tudo no mesmo capítulo. 
Desta forma o blog também fica mais "leve e imediato".
Tal como nos capítulos anteriores, enquanto estiver mencionado no titulo 'capitulo em desenvolvimento', irei regularmente acrescentando as fotos e a descrição das mesmas à medida que for trabalhando.

Inicialmente pensei em fazer o varandim do L Casik mas como não sei soldar teria de praticar muito antes  de fazer o trabalho,  para que ficasse minimamente bem! 
Por isso optei por fazer um modelo de varandim em tubo flexível com madeira e pedir a uma serralharia que fizesse uma réplica de todas as peças mas em aço inox. 
Desta forma fico exactamente com um varandim concebido por mim mas feito com qualidade.

O modelo:







Comecei também a construção dos vários corrimões do cockpit e convés.

Vão ser feitos em madeira de mogno, epoxiados e por fim pintados.





Comecei também a fazer a instalação eléctrica do Setka.

Este assunto tem ocupado o meu pensamento desde o início da construção .

Não há nada que mais me irrite num barco do que problemas eléctricos...e problemas eléctricos além de comprometerem a navegação podem originar um incêndio...

Os quadros eléctricos existentes no mercado são estupidamente caros,   nem sempre têm a qualidade necessária para ambiente marinho e muitos não servem o meu propósito.

Pretendo um instalação eléctrica, simples, robusta/durável, fiável,segura e a um preço justo.

Perante estes factores decidi que a única instalação eléctrica que me serviria seria uma feita por 'moi-même' .

A vantagem de ser eu a fazê-la é ficar exactamente com o que quero e pelo conhecimento com que fico desta instalação posso no futuro fazer qualquer reparação ou expansão que venha a ser necessária.

Depois de decidir qual o equipamento eléctrico/electrónico que quero ter a bordo e depois de muita investigação sobre as especificações técnicas que a instalação eléctrica deve ter (calibre dos fios eléctricos, amperagem dos fusíveis, sistema de carga da bateria, etc, etc...) comprei materiais de qualidade e pus mãos à obra .

A instalação eléctrica ainda não está acabada mas já dá para mostrar alguma coisa .











No final esta caixa eléctrica vai ficar no interior com um pequeno extintor de potássio de funcionamento automático quando a temperatura atingir 170⁰C.



A electrificação do L. Casik está concluída e já comecei a colocar  parte da aparelhagem.





Sempre quis ter este detector ...super eficaz e de baixíssimo consumo!

Metade dos corrimões já estão feitos e prontos a  serem montados...a outra metade já está em construção!







A bomba de fundo, o rádio VHF e a antena devem chegar para a semana. 
Fiz já a pré-instalação para o AIS mas só pretendo adquiri-lo mais tarde...provavelmente antes da travessia para os Açores.

Adquiri também um Garmin InReach Messenger (funcionamento via satélite) que considero absolutamente essencial em travessias longas quando não se tem um telefone satélite e/ou starlink.
O Garmin InReach Messenger tem um funcionamento similar ao Garmin InReach mini2 (que é mais conhecido pelos nautas) e utiliza a mesma rede de satélites, a mesma plataforma de SOS mas tem o dobro da autonomia (entre os 28 e os 46 dias...dependendo do intervalo de tracking, mensagens, nebulosidade, etc).
A plataforma de SOS da Garmin funciona muito bem mas espero não comprovar isso. 
Para além de permitir o desencadeamento de um SOS com transmissão automática das coordenadas do local onde estou, este aparelho também permite enviar/receber SMS via satélite, permite que a família/amigos saibam sempre a minha localização no mar e permite receber informação metereológica.




Colocados os passa cascos no convés para a passagem dos cabos do PV, das luzes de navegação e do cabo coaxial da antena VHF.



Vou aproveitando as sobras de material para incrementar o projecto.
Fiz um módulo de cozinha constituído por um fogão basculante que utiliza vulgares cartuchos de gás (universais, baratos e de fácil aquisição) e por uma base que funciona também como receptáculo de todos os utensílios de cozinha que vou ter a bordo...serão poucos utensílios porque não vou fazer refeições 'para fora' .
Desta forma um só dispositivo permite organização e poupança de espaço dentro do barco.









O sistema de drenagem de água também está acabado.

Bomba de fundo automática de 1100 GPH.


Circuitos das bombas (manual e eléctrica) independentes.


Passa-cascos em posição muito elevada em relação à linha de água (já vi barcos afundados em marinas por estaladelas em passa-cascos)



O rádio VHF também está montado. Optei por um modelo com módulo interno de GPS.


Colocados os suportes do motor e da bandeira.

Colocada também a escada de emergência.




Todas as peças do varandim estão acabadas e colocadas .
Esta tarefa acabou por ser mais difícil e trabalhosa que o previsto porque foi  muito difícil fazer o assentamento perfeito das bases das peças do varandim no convés (todas têm ângulos diferentes...e são 22 bases ).
As peças depois de cortadas tiveram de ser soldadas no local. Fui eu e a skjoldmøy Juliana que fizemos este trabalho de pingar as peças com soldadura TIG (uma estreia e uma aventura neste tipo de trabalho ). Depois de termos desenrascado a coisa com umas pingadelas mais ou menos decentes , todas as peças foram profissionalmente soldadas numa serralharia.
Ficou tudo muito sólido como já é 'imagem de marca'  neste "tanque" 
Com os trabalhos de construção já na recta final  a minha mente vai divagando entre o que falta na  construção e as navegações futuras neste Setka.
Tenho sempre presente que preparar o barco é só metade da tarefa...a outra metade será preparar o marinheiro. Neste binómio homem-barco, o elo mais fraco será...o homem 





















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