PLANKING - PARTE I
O dicionário/tradutor diz que Planking é o acto de colocar tábuas ou pranchas...
Não sou um adepto fervoroso de estrangeirismos mas como não encontro uma palavra portuguesa que defina de forma sastifatória a colocação das placas de contraplacado na estrutura, vai ficar mesmo... planking 😃!
Esta parte não tem muito para explicar...a estrutura tem de ser coberta com contraplacado nas espessuras preconizadas pelo projectista. A união entre placas será feita com o auxílio de uma tira de contraplacado de 20 cm colocada no interior com a ajuda de cola e parafusos.Posteriormente todas as uniões serão reforçadas com várias tiras de tecido de fibra de vidro e epóxi e o todo o casco também será fibrado.
😓😓😓😵😵😵😵😓😓😓
Criando soluções para os problemas que aparecem 😉 |
+calços = +mais tensão |
Lado de estibordo |
Coloquei um "espelho" na roda de proa. Esta peça foi feita com contraplacado marítimo de 15mm em mogno.
A roda de proa deste Setka ficou super resistente.
Esta peça já estava prevista e foi por essa razão que fiz a montagem inicial com 4,98 metros. Com este espelho e com a fibragem o Setka ficará com os 5 metros pretendidos 😉
O planking para já está concluído.
O casco está feito.
Mais tarde (depois de virado o Setka) será feito o planking da cabine, convés e cockpit.
A próxima tarefa será acabar o casco do Setka, o que implicará reforço, acabamento mais "fino" e pintura.
Nota:
Os trabalhos têm decorrido bem, sem "derrapagens" de prazos ou de orçamento.
Não senti até agora, dificuldades significativas com a construção e à medida que o barco vai "nascendo" torna-se tudo mais fácil porque acaba por ser intuitivo ou mesmo visível o que tem de se fazer.
No entanto nem tudo tem sido um mar de rosas...o espaço pequeno e sem ventilação é de facto um GRANDE problema porque torna tudo mais moroso, mais cansativo, mais entediante e o muito pó acumulado é impossível de retirar (bem que varro, sopro e aspiro ...mas sai de um sítio para ir para outro...perdi o controle disto...o pó tomou conta da minha vida😵💫).
O outro problema prende-se com a dificuldade de comprar alguns materiais. Muitas empresas nem sequer respondem a um pedido de orçamento, outras dão orçamentos com preços 5x superiores ao que seria o preço correcto. A opção tem sido comprar algumas coisas noutros países onde os empresários são mais atentos, pragmáticos, profissionais e não perdem a oportunidade de facturar...contrariamente aos portugueses (alguns...muitos...bastantes, até) que só querem grandes negócios e se possível com pouco trabalho😖. Se alguém duvidar que as empresas Portuguesas são pouco eficientes e produtivas...comece a construir um barco e depois falamos 😆.
Mas adiante... porque isto não é um blog sobre política...aqui fala-se de construção náutica e, em relação a esse assunto, a moral e as capacidades do construtor estão em alta...estão a ser dados pequenos mas firmes passos em direcção ao... ATLÂNTICO 😁💪💪💪
Não senti até agora, dificuldades significativas com a construção e à medida que o barco vai "nascendo" torna-se tudo mais fácil porque acaba por ser intuitivo ou mesmo visível o que tem de se fazer.
No entanto nem tudo tem sido um mar de rosas...o espaço pequeno e sem ventilação é de facto um GRANDE problema porque torna tudo mais moroso, mais cansativo, mais entediante e o muito pó acumulado é impossível de retirar (bem que varro, sopro e aspiro ...mas sai de um sítio para ir para outro...perdi o controle disto...o pó tomou conta da minha vida😵💫).
O outro problema prende-se com a dificuldade de comprar alguns materiais. Muitas empresas nem sequer respondem a um pedido de orçamento, outras dão orçamentos com preços 5x superiores ao que seria o preço correcto. A opção tem sido comprar algumas coisas noutros países onde os empresários são mais atentos, pragmáticos, profissionais e não perdem a oportunidade de facturar...contrariamente aos portugueses (alguns...muitos...bastantes, até) que só querem grandes negócios e se possível com pouco trabalho😖. Se alguém duvidar que as empresas Portuguesas são pouco eficientes e produtivas...comece a construir um barco e depois falamos 😆.
Mas adiante... porque isto não é um blog sobre política...aqui fala-se de construção náutica e, em relação a esse assunto, a moral e as capacidades do construtor estão em alta...estão a ser dados pequenos mas firmes passos em direcção ao... ATLÂNTICO 😁💪💪💪
Comentários
Enviar um comentário