ESTRUTURA - PARTE I

 

Para montar a estrutura do Setka comecei por fazer um berço de montagem. Neste berço vão ser posicionados os 6 quadros que fiz anteriormente e estes serão unidos por longarinas que se irão "fechar" na proa.


Por estar muito condicionado de espaço vou ter de mover a estrutura quando esta estiver consolidada ou não terei espaço para trabalhar. Como há poucos braços disponíveis para ajudar, optei por deixar o berço já preparado com rodas para depois poder mover o conjunto. Nesta fase, o berço fica apoiado em blocos de cimento mas, em qualquer altura, com o macaco do carro, retiro os blocos e fica o conjunto todo com rodas. Vou apostando na antecipação para ser mais fácil resolver as dificuldades.






Berço pronto para começar a montagem.

É a partir daqui que vai começar a diversão. A boca do barco vai ultrapassar 50 cm cada lado do berço. O barco vai caber na garagem...não sei é como vou conseguir lá trabalhar . Vão ser 2 anos difíceis,com imensos obstáculos . Mas como costumo dizer no pain, no gain, a motivação está em alta  .

As longarinas que unem os quadros têm de ter aproximadamente 6 metros. Como estou a trabalhar com ripas de 3 metros, para cada  longarina tive de colar  2 ripas. Para ter um conjunto resistente, fiz longos chanfros em V numa relação 1:12.





As peças foram depois fortemente coladas (epóxi + sílica) e aparafusadas (pequenos parafusos embutidos).



Durante o tempo de secagem deixei as longarinas suspensas pelas pontas para que o seu próprio peso mais o peso dos grampos de aperto começasse a vergar as peças...terei de fazer menos esforço depois (espero ).

Nota: No início desta construção fiz algumas experiências com ripas de madeira coladas com epóxi e sílica coloidal. Depois de aplicar grandes esforços de torção, compressão e impacto consegui obviamente partir as ripas mas NUNCA pela zona de união/colagem. Utilizar bons materiais é essencial e faz a diferença. Estou a utilizar resina/catalisador,  sílica e microesferas da SICOMIN e estou plenamente satisfeito.  
Resultado final, facilidade de utilização, tempo e condições de cura...tudo muito bom.
Recomendo vivamente esta marca.
Faço esta nota porque no passado já tive experiências muito más com epóxis de outros fabricantes e no início deste projecto estava algo apreensivo com este assunto.

Outra nota :
Para que se perceba melhor de que tipo de barco se fala neste blog e para animar um bocado este post deixo fotos de 3 Setkas (todos eles com a travessia do oceano Atlântico feita).






A seguir ás longarinas fiz uma sólida peça para a roda de proa. Está peça está propositadamente sobredimencionada. Será colocada assim no berço de montagem e só depois de ter as longarinas aplicadas é que será aparada e chanfrada nas medidas correctas.



Roda da proa e quadro E colocados!!! 

Se o cão é o melhor amigo do homem...o nível de laser é o melhor amigo do construtor náutico amador !




A colocação dos quadros no berço de montagem tem de ser muito precisa. A distância entre eles, o alinhamento pela linha de água a inclinação (horizontal e vertical)...tudo tem de ser muito preciso. Neste trabalho não há atalhos. 
Fazendo bem esta tarefa terei um barco, fazendo mal terei...uma banana flutuante !

Aos poucos vou avançando...quadro após quadro...


Para esta tarefa estou a ter ajuda da skjoldmøy Juliana que, como é seu costume, está sempre pronta para ajudar e apoiar no que for preciso.


A 'Liten Casik Sailing Team' posicionou o quadro B. Demorou uma tarde inteira mas o resultado foi muito satisfatório com todas as medidas e ângulos correctos    .

A construção está a evoluir bem, a motivação e empenho continuam grandes.

O barco está a nascer e o tempo gasto neste projecto é dividido em partes iguais entre a construção propriamente dita e a movimentação dentro da garagem para ir buscar ferramentas e/ou materiais. A minha garagem já está transformada num verdadeiro labirinto e obriga a alguma ginástica.

Ficam algumas fotos.


















Os quadros estão todos posicionados.
Fui o mais preciso possível. Foram feitos acertos milimétricos e todas as medidas verificadas várias vezes. Utilizei cunhas de madeira entre os quadros e a estrutura de apoio para que ajustes muito pequenos (para mais ou para menos) pudessem ser feitos mais facilmente.









A partir de agora não poderá  haver fotos (infelizmente) que abranjam toda a estrutura porque o espaço não o permite...terão de ser fotos de partes do projecto.



Como para ir ao fundo da garagem já tenho de passar por baixo do painel de popa, improvisei bancas no berço de montagem para poder ter as ferramentas mais à mão...travo uma guerra por centímetros 😆.







Chegou a altura de colocar as longarinas.

O processo é moroso...
As longarinas são colocadas no sítio certo com grampos, depois os entalhes são marcados e cortados nos quadros e na roda de proa; as longarinas são recolocadas, por sua vez, nos entalhes e presas provisoriamente com parafusos ou grampos de montagem. Se tudo estiver bem então serão coladas e aparafusadas definitivamente.

O bom deste trabalho é ver o barco nascer.

Com as longarinas todas montadas terei o esqueleto do Setka e poderei avaliar melhor as suas dimensões.

Estou apreensivo com esta parte porque vai ser muito difícil dobrar as longarinas. Escolhi propositadamente madeira verde para ser mais fácil, mas mesmo assim antevejo uma  batalha feroz com a madeira.

Algumas longarinas para além de serem dobradas também têm de ser torcidas...vou fazer 2  "chaves de bocas" em madeira para facilitar esta tarefa...vamos ver como corre...


Na colocação das longarinas optei por começar pelas que têm menos torção, por 2 motivos:
  1. Preciso fazer menos força e por isso não desloco os quadros do seu local...quando chegar a altura das longarinas com torção estas primeiras já fortaleceram a estrutura o suficiente para permitir fazer então a força necessária sem desalinhar o conjunto.
  2. Vou adquirindo prática e percebendo qual a melhor maneira de trabalhar para quando chegar a altura de colocar as longarinas mais difíceis  e estar mais apto. Recordo que não tenho qualquer experiência neste tipo de trabalho...tudo é novo para mim...inclusivamente é a primeira vez que trabalho com a maior parte das ferramentas que estou a utilizar (foram compradas propositadamente para este projecto). Ás vezes faço uma coisa de uma maneira para logo a seguir fazer a mesma coisa de outra...sempre tentando aprender,  tentando fazer um trabalho mais perfeito...e se possível mais rápido porque quero cumprir os prazos que estabeleci para mim mesmo. É usual este tipo de  projectos de construção náutica derraparem anos no que inicialmente era previsto...estou determinado a que comigo não aconteça isso a menos que surja alguma 'desgraça'...





A colocação das longarinas vai avançando com algumas a darem muito trabalho. A inserção das longarinas na roda de proa também é bastante exigente. Metade das longarinas do casco já estão montadas.





As principais longarinas estão todas montadas.

Os encaixes na roda de proa e o espaço entre esta e o quadro 'E' foram reforçadas (reforços extra-plano). Esta zona é das mais sensíveis do casco por causa das colisões em pontões, OFNIs, etc.

As longarinas depois de colocadas foram faceadas (aplainadas) para receberem as placas de contraplacado.
As quinas vivas das longarinas e dos quadros foram suavizadas na zona que será o interior da cabine...por motivos de conforto e segurança.
A parte superior da estrutura de apoio foi desmontada por já não ser necessária.
A parte da frente do berço foi cortada e foram retirados os blocos de cimento...já é possível mover o Setka dentro da garagem 😁.

Esta fase está acabada...mais tarde (quando virar o casco no berço) terá de ser continuada com a colocação das longarinas do cockpit e da parte superior da cabine.Nessa altura abrirei o separador 'Estrutura parte 2).









Em relação ao prazo auto-imposto...estou com um mês e meio de avanço💪

A próxima tarefa será colocar e fibrar o contraplacado que formará o casco do Setka




Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado Paulo.
      Obrigado também pelo serviço prestado pela ROÇUMIL, Lda.
      Poder dispor de madeira com qualidade e entregue rapidamente está a ser uma enorme mais valia neste projecto.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

QUADROS

Começar por...