QUADROS
Foi feita uma placa com quadrículas para permitir a construção dos 6 quadros da estrutura, com as medidas e ângulos correctos.
Depois foram desenhados os perfis de todos os 6 quadros.
Inicialmente a minha ideia era desenhar um perfil e construí-lo de seguida, só depois desenhar outro perfil e construí-lo, e assim sucessivamente. A ideia seria evitar (pelo menos no início) a confusão de desenhos sobrepostos e tornar o trabalho mais dinâmico.
Depois mudei de ideias e decidi desenhar primeiro todos os perfis para depois então iniciar a construção dos quadros...e ainda bem que o fiz porque desta forma detectei muitos pequenos erros que de outra forma teriam passado despercebidos.
Muitos perfis têm lados paralelos e ao estarem todos desenhados fica fácil confirmar se os ângulos estão correctos. Uma diferença de 1 ou 2 milímetros facilmente dá origem um erro de 1 cm num segmento de recta de 60 ou 70 cm. Já para não falar que estou a trabalhar com planos à escala 1:10 e em que há diferenças de apenas 1 mm entre algumas medidas...
Nota final - É um trabalho fácil* porque os planos de construção estão bem detalhados mas que exige concentração e...tempo. Demorei o triplo do tempo que inicialmente pensava ser necessário.
Fazer asneiras nesta fase compromete toda a construção e dificilmente os erros serão passíveis de resolução depois de o casco estar construído...seria como como construir uma casa em cima de uns alicerces mal feitos.
A próxima tarefa será a construção propriamente dita dos 6 quadros.
*fácil se não falarmos do quadro B...que me tirou do sério para o perceber
Segue-se o quadro B!
Exceptuando o quadro A, todos os outros têm algumas travessas curvas...o que originou algum improviso!
O método é eficaz e fácil de fazer mas...bastante lento. Como não me ocorre outro melhor também o irei aplicar nos outros quadros.
Só faço a curva com este método em meia travessa porque depois faço um decalque em papel, recorto-o e com este 'molde' desenho a outra metade. Desta forma garanto a simetria perfeita em ambos os lados da travessa.
Quadro B acabado
Este quadro foi bastante trabalhoso porque tem uma antepara em contraplacado, uma travessa curva e duas estruturas ripadas diferentes (uma de cada lado), para além do seu tamanho (é o maior).
Os restantes quadros serão mais fáceis e rápidos de construir!
Segue-se o quadro C...
... que também está concluído!
Quadro D acabado!!!
Nota: Não conseguir ter uma visão geral do barco (incluindo o interior) torna as coisas mais difíceis e origina algumas asneiras.
Não me ocorreu que este quadro leva uma antepara em contraplacado para que a cabine interior fique dividida em 2 partes (não é obrigatório nem estrutural mas dá imenso jeito ficar com um compartimento à proa para arrumar velas e equipamentos vários).
Por não me ter ocorrido isso, fiz reforços em todos os cantos do quadro em ambos os lados e só deveria ter feito num para que no outro lado fosse colocada a antepara. Os reforços que coloquei a mais estão colados e aparafusados de uma forma que não os permite tirar (ou será muito trabalhoso). Não é grave e há forma de colocar à mesma a antepara...ocorrem-me 2 ou 3 formas de o fazer (terei de optar por uma) mas não é assim que gosto de trabalhar...para além de tempo gasto sem necessidade...6 reforços mais o trabalho extra numa antepara "modificada"
Servirá como aprendizagem...terei de ter uma visão mais abrangente do barco (através de fotos e/ou vídeos) para evitar estas coisas.
Quadro E acabado
Fiz a antepara "esquecida" no quadro D. Foi uma construção tipo peças de puzzle (obrigado pela ideia Nathan ). Quando na fase de acabamento for pintada vai ficar perfeita.
O quadro P tem um painel de contraplacado de 10 mm que é o espelho de popa. Não pretendo posteriormente fazer "buracos" naquela peça para assentar as longarinas, por isso optei por fazer já os entalhes na estrutura ripada do quadro. Desta forma poupo muito tempo e trabalho porque se o fizesse mais tarde teria de fazer cortes entre as ripas e o contraplacado (não é possível descolar as peças depois de coladas com resina epóxi aditivada com sílica coloidal). O trabalho também fica mais perfeito desta forma.
Todos os quadros estão acabados e no geral estou satisfeito com o resultado. O trabalho fluíu bem e fiz as estruturas muito fortes e resistentes.
O peso (para mim, uma preocupação, por motivos de segurança e performance) também está dentro do que era suposto. A minha referência é o peso dos quadros feitos em 2012 pelo Janusz Maderski no seu Setka...tenho alguns quadros mais pesados e alguns mais leves...mas o somatório do peso dos 6 quadros é igual ao do Janusz o que acho muito bom considerando que estou a utilizar ripas de pinho que ainda não estão secas...ou seja, este peso inicial vai baixar.
É sempre possível fazer as coisas mais reforçadas ou resistentes mas o objectivo é encontrar uma relação equilibrada entre resistência e peso. Terei sempre presente este objectivo ao longo de toda a construção porque, apesar de saber muito pouco sobre construção náutica, sei o suficiente sobre navegação e estabilidade para perceber que isso vai ser importante quando estiver a atravessar o oceano Atlântico.
A próxima tarefa será a construção do bolbo da quilha (feito em chumbo).
Para encerrar este capítulo, fica a tradicional foto de família
Thank you Nathan.
ResponderEliminarIt's just the begining...i still have a long long way to do.
You know that better than me😉