QUADROS (capítulo em desenvolvimento...)

 Foi feita uma placa com quadrículas para permitir a construção dos 6 quadros da estrutura, com as medidas e ângulos correctos.


Depois foram desenhados os perfis de todos os 6 quadros.


Inicialmente a minha ideia era desenhar um perfil e construí-lo de seguida, só depois desenhar outro perfil e construí-lo, e assim sucessivamente. A ideia seria evitar (pelo menos no início) a confusão de desenhos sobrepostos e tornar o trabalho mais dinâmico.

Depois mudei de ideias e decidi desenhar primeiro todos os perfis para depois então iniciar a construção dos quadros...e ainda bem que o fiz porque desta forma detectei muitos pequenos erros que de outra forma teriam passado despercebidos. 

Muitos perfis têm lados paralelos e ao estarem todos desenhados fica fácil confirmar se os ângulos estão correctos. Uma diferença de 1 ou 2 milímetros facilmente dá origem um erro de 1 cm num segmento de recta de 60 ou 70 cm. Já para não falar que estou a trabalhar com planos à escala 1:10 e em que há diferenças de apenas 1 mm entre algumas medidas...

Nota final - É um trabalho fácil* porque os planos de construção estão bem detalhados mas que exige concentração e...tempo. Demorei o triplo do tempo que inicialmente pensava ser necessário.
Fazer asneiras nesta fase compromete toda a construção e dificilmente os erros serão passíveis de resolução depois de o casco estar construído...seria como como construir uma casa em cima de uns alicerces mal feitos.

A próxima tarefa será a construção propriamente dita dos 6 quadros.

*fácil se não falarmos do quadro B...que me tirou do sério para o perceber😲


Medir-marcar-voltar a medir-cortar-colar-aparafusar...
Medir-marcar-voltar a medir-cortar-colar-aparafusar...
Repetir...
Repetir...
Aos poucos vou avançando!









Quadro A acabado 💪




Segue-se o quadro B!


Exceptuando o quadro A, todos os outros têm algumas travessas curvas...o que originou algum improviso!







O método é eficaz e fácil de fazer mas...bastante lento. Como não me ocorre outro melhor também o irei aplicar nos outros quadros.
Só faço a curva com este método em meia travessa porque depois faço um decalque em papel, recorto-o e com este  'molde' desenho a outra metade. Desta forma garanto a simetria perfeita em ambos os lados da travessa.

Quadro B acabado 💪 😎

Este quadro foi bastante trabalhoso 😅 porque tem uma antepara em contraplacado, uma travessa curva e duas estruturas ripadas diferentes (uma de cada lado), para além do seu tamanho (é o maior).
Os restantes quadros serão mais fáceis e rápidos de construir!



Segue-se o quadro C...

... que também está concluído! 💪



Os próximos quadros a serem construídos serão o D, o E e o P e espero conseguir encerrar este 'capítulo' até ao final deste mês de Outubro.







Comentários

  1. Respostas
    1. Thank you Nathan.
      It's just the begining...i still have a long long way to do.
      You know that better than me😉

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Começar por...

A Iniciar a construção...LEME