VIRAGEM DO CASCO
A viragem do casco é sempre um acontecimento importante (emotivo) para o construtor porque marca o final de uma importante etapa e o início de outra. É também nesta altura que se olha para a obra que foi feita e se percepciona melhor o que se está a construir. Toma-se consciência do tamanho e potencial do barco. É sempre isto que vejo acontecer na construção amadora de veleiros e comigo também foi o que aconteceu.
Senti e vivi o dia da viragem como um grande dia de festa,
Virar um casco destes só com a "força de braços" parecia-me inicialmente uma tarefa difícil e estava com receio de partir alguma coisa...afinal de contas acabou por ser muito fácil e rápido por 3 razões:
- O casco está muito mais leve do que eu pensava.
- Tinha preparado atempadamente o berço de montagem com umas travessas de suporte tendo em consideração a curvatura do fundo do casco.
- E a razão principal... a excelente ajuda que recebi . Fica aqui um grande agradecimento à skjoldmøy Juliana, aos meus cunhados Cláudia e Daniel, ao Comandante Grabiel (armador do S.V. Vader I) e às verdadeiras "máquinas" que vieram com ele; Basílio, Daniel, Jorge e Fonseca.
Infelizmente não tenho foto do grupo porque esta malta virou o barco tão rápido que nem deu tempo
Com ajudas assim tudo se torna fácil.
Comentários
Enviar um comentário