BOLBO

 O bolbo da quilha é feito em chumbo e supostamente terá +-100kg de peso.

Para fazer um molde 'positivo' do bolbo desenhei em cartolina  as várias peças com as medidas pretendidas. Seguidamente passei o desenho destas peças para contraplacado.

Entretanto já adquiri todo o chumbo que vou precisar!



Fiz também uma grande panela onde irei derreter o chumbo com a ajuda de um maçarico.


Nota
Cortar uma bilha de gás com qualquer ferramenta eléctrica (usei uma rebarbadora) é extremamente perigoso mesmo que a bilha esteja vazia.
Há muitos acidentes graves provocados por explosões quando se cortam bilhas de gás!

Não me vou alongar muito em explicações mas deixo a dica para quem o pretenda fazer com segurança: depois de a bilha estar vazia, deve-se desmanchar a válvula e enchê-la completamente de água. Depois deste procedimento, pode-se retirar a água e então, fazer o corte com segurança.



O molde positivo, o "Gigante Absorvente"  está acabado. 

Depois de coladas as peças de contraplacado, os espaços vazios foram preenchidos com espuma de poliuretano expandida. Depois de seca, a espuma foi cortada e suavizada a sua textura com gesso.




O objectivo é com este  molde positivo poder fazer 2 moldes negativos em cimento. Será nesses moldes negativos que, o chumbo, depois de fundido será vertido.

 

Off-Topic

Como a resina demora a curar, o cimento demora a seca, e não consigo ficar parado, vou-me entretendo com acessórios e palamenta...também vou dando algumas prendas ao construtor deste Setka porque tem trabalhado bem e merece 



MORAKNIV - Talvez a melhor relação  qualidade/preço do "mundo e arredores" no que à cutelaria de produção diz respeito... linguagem SUECA 



Moldes negativos acabados!!! 


Agora será "só" derreter o chumbo com a ajuda de um queimador/maçarico e vertê-lo para estes negativos de cimento (trabalho desagradável )



Bem que achei que seria um trabalho merdoso...

A lei de Murphy a bombar...

Correu tudo mal...mesmo tudo...vejamos:

O chumbo que tinha era de péssima qualidade, com muitas impurezas e algumas peças nem eram chumbo.

Ao retirar imensa escória durante a fundição, perdi a noção da quantidade que estava na panela e, por isso, não consegui encher o molde todo. Já com mais de 3/4 do molde cheio fiz a única coisa que podia...derreti mais chumbo e acabei de encher o molde. Aqueci muito o chumbo para derreter o primeiro por contacto e ficar tudo bem ligado.

O maçarico avariou...

A escumadeira que utilizei para retirar as impurezas entregou a alma ao criador...

Ainda assim com paciência e algum improviso lá fiz uma das calotes mas fiquei sem chumbo, sem maçarico, sem escumadeira, sem vontade, sem energia e sem tempo para fazer a segunda.

Quando mais tarde desenformei a peça,  partiu-se o cimento (era previsível)...e então verifiquei que as duas caldas não tinham ligado bem numa parte da peça.

Agora a solução é  repetir tudo, ou seja:

Arranjar o molde de cimento.

Arranjar o maçarico.

Fazer uma nova escumadeira (mais resistente).

Cortar a peça que ficou mal em várias porções para ser mais fácil derreter.

Comprar mais chumbo...desta vez chumbo em condições.

Derreter o chumbo e encher os 2 moldes.

Apesar da peça não ter ficado bem, agradou-me o shape da mesma...ficou com bom aspecto.

Espero que a próxima tentativa corra melhor porque o molde positivo de poliuretano cada vez que é utilizado no cimento fica mais deformado (apesar de eu o isolar sempre com papel celofane).


O primeiro animal está feito e saíu com 47,5 kg...o que é aceitável 


 O segundo também está feito e saíu com 51,7 kg!!!


Este bolbo (as 2 partes) será posteriormente aplicado na quilha com 3 parafusos de aço de 12mm.

A quilha será feita com uma chapa de aço galvanizado de 12mm de espessura, a qual será implicará um posterior trabalho de soldadura. 

Na fase de preparação deste projecto adquiri uma pequena máquina de soldar (inverter) com a qual tenho tentado fazer algumas soldaduras, mas depressa percebi que ainda estou muito longe de conseguir fazer uma boa soldadura na quilha!  

A quilha é das peças mais importantes de um veleiro. A perda da quilha no mar teria um efeito catastrófico e não poderei correr esse risco.

Por estes motivos esta soldadura terá de ser feita por alguém "credenciado".  Se há coisas onde não há margem para erros...esta é uma delas!


A execução do bolbo da quilha é relativamente fácil mas bastante trabalhosa e exige alguma polivalência; vários moldes...trabalho em madeira, em poliuretano, em epóxi, em cimento... serralharia, soldadura e fundição!
Bolbo acabado, depois de um SPA e vestido com roupinha da Secomin 



A próxima etapa será a construção dos estabilizadores de popa e fico muito satisfeito por já ter despachado o assunto do chumbo 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUADROS

Começar por...

ESTRUTURA - PARTE I